A versão 7.1 do NetBeans foi lançada, e a principal funcionalidade do IDE baseado em Java é a introdução do suporte para JavaFX 2.0, incluindo compilação, depuração e definição de perfil dos aplicativos, e seu desenvolvimento para o desktop como um applet ou via JNLP.
O suporte para NetBeans JavaFX requer o JavaFX 2.0 SDK – downloads para Windows e Mac OS X apenas -, que foi construído com o mais recente Java 7 SDK. Melhorias no Swing GUI Builder, CSS3, e no suporte e nas ferramentas para depuração das interfaces de usuário do Swing e do JavaFX também foram incorporadas.
Além disso, o suporte para Git foi totalmente integrado ao NetBeans 7.1, e criar versões no IDE ficou mais fácil de gerenciar com a adição de uma barra de histórico na janela de edição do arquivo. Outra melhoria é a chegada da funcionalidade “Inspect and Refactor”, que permite que refatorações protegidas sejam aplicadas ao código.
Desenvolvedores do Java EE encontrarão mais opções de implementação suportadas pelo Glassfish, suítes de componentes JSF e melhorias para Java Persistence, Web Services e EJB. Desenvolvedores do PHP verão que o NetBeans 7.1 tem um depurador melhor, suporte para PHPUnit e templates Smarty. E desenvolvedores do NetBeans Platform agora são capazes de usar as novas APIs do Window System.
Mais detalhes sobre o NetBeans 7.1 podem ser encontrados no site do projeto, nas notas de lançamento e em tutoriais.
Com informações de The H
Fonte: IMasters